Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia 25 de Dezembro, não nasce Jesus mas sim o Cristo e os deuses Solares.

Por: Mateus Silva Saraiva

A igreja Católica com a finalidade de conseguir cristianizar de maneira mais fácil os pagões por meio de um sincretismo religioso, determinou a data de nascimento de Jesus como sendo 25 de Dezembro, o tão famoso natal, data assim marcada pelo comercio, - serei hipócrita se disser paz e caridade - tal data era comemorado o dia de nascimento de um dos deuses mais cultuados pelos romanos, principalmente pelos soldados, o deus solar Mitra, que inclusive nasceu de uma virgem, em vida foi adora depois fora assassinado e por fim ressuscitou também.

O culto a esse deus solar Mitra que na verdade era de origem persa, havia sido instituído em Roma provavelmente no século I e de tal modo se fez popular que o imperador Aureliano, em 274 a.C. a declarou religião do Estado. Estava fixada oficialmente o 25 de Dezembro como a data da festa do Sol Invictus. Acreditasse que até as auréolas dos santos vem desse deus já que seu nome em grego significa literalmente cinta, faixa para a cabeça ou diadema .

Os devotos de Mitra se chamavam de irmãos, acreditavam na salvação universal, faziam uso do batismo, sacralizavam pão, água e vinho, adotavam o domingo como dia santo, eram crentes no juízo final e na ressurreição. Por tanta conhecidência, logo foi aproveitado esse dia para a comemoração do nascimento de Jesus que provavelmente por causa do fato astrológico acontecido da famosa estrela que simbolicamente vai até nos altos das árvores de natal nasceu entre os messes de Março e Maio. Até a palavra natal em nossa língua é uma alusão ao nascimento de Jesus.

E ainda existe uma lenda que acredita que todos os deuses solares nasceram 25 de Dezembro, e um analise mais profundo de suas historias indica grande similaridade. Assim temos historicamente registrado Tammuz na Síria e Babilónia, Osíris e Horus no Egito, Istanu no país Hitita, Ormuz (Ahura-Mazda) e Mitra na Pérsia, Krisna na Índia, Zeus, Apolo e Dionísio na Grécia, Quetzacotl para os Toltecas, Kukulkán para os Mayas, Kon Tiki IIIac Viracocha para os Incas, Thor para os Vikings, além de muitos outros humanos solares que ascenderam por si mesmo ou pelos outros a status de deuses como Zaratustra, Akenaton, Alexandre Magno, Apolónio de Tyana e o próprio Jesus.

Vale ressaltar também que 25 de Dezembro mas o solstício de verão aqui no sul e do inferno no norte. Nesse momento a distância angular do Sol no equador celeste é máxima. Esse momento é chamado Solstício. Outra dessas distâncias se encontra em torno do dia 21 de Junho, época em que se festejam o Solstício de verão no hemisfério norte e o de inverno no hemisfério sul.

O solstício de verão se caracteriza por ter o dia mais longo e a noite mais curta. E no solstício de inverno por ter a noite mais longa e o dia mais curto. Por outro lado, existem também dois momentos do ano em que a duração do dia é igual da noite em todos os pontos da Terra. Esses momentos são chamados de Equinócios, porém ai já é outra história.



Sobre as imagens:
Acima temos a imagem do deus mitra sacrificando o touro, depois uma imagem antiga de Jesus o Cristo, e por fim do Zeus de Olimpia, sendo a face das duas ultimas muito semelhante não?